Técnicas de Douração
Grandes mestres iconógrafos do passado utilizavam a douração e técnicas de embelezamento do ouro em seus ícones.

Water Gilding
A douradura em água é o método de douração mais antigo, mais belo, mas também o mais longo e complexo. A folha de ouro é colocada sobre uma camada de bolus, uma argila vermelha tradicionalmente oriunda da Armênia. Após o brunimento com pedra ágata, obtém-se um aspecto espelhado.
Kölner KGGG
Método moderno de water gilding aprimorado pela Kölner Vergolderprodukte que dá um acabamento mais lustroso ao ouro.


Douração a óleo
A douração a óleo (também conhecida como douração com mordente) consiste na colocação de uma folha de ouro sobre um adesivo a base de óleo que pode ser aplicado com um pincel sobre gesso. Este tipo de douração não pode ser brunida.
Crisografia
Padrões lineares ou escrita em ouro. Este é colado sobre um mordente a base de água ou um adesivo feito a partir de cerveja.


Pastiglia
Criação de um ornamento em relevo através da aplicação do gesso quente e líquido com um pincel antes da douradura.
Punção
Gravação no ouro através da impressão ou estampagem de padrões por meio de uma punção, cuja ponta tem a forma de uma figura ou motivo.


Granulação
Estampagem do ouro
por meio de numerosos pontos minúsculos, numa textura que permite obter um contraste entre a superfície brilhante do ouro brunido e a superfície opaca e “cintilante” do ouro granulado.
Brunimento
O brunimento é o polimento de uma folha de ouro, atualmente feito com ferramentas de pedra ágata. No passado, utilizavam-se também outras pedras duras como a hematita ou mesmo dentes de animais, como cães e lobos. Para ser brunida, a folha de metal precisa de ser colocada sobre o bolus armênio e não sobre um mordente, e o resultado final é de um espelhamento da superfície.
